quarta-feira, 7 de julho de 2010




Rane, Serato, sorria, você está sendo controlado. Quase isso… Não se trata da união das marcas ou algo parecido, mas como sobra para um e falta para outro, foi criado o DICER, mais um controlador da Novation, que saiu no começo desse mês. Mas pera aí, quer dizer que não haviam controladores para o Serato ? Não! …Longe disso… Ocorre que para quem prefere a facilidade desse fantástico equipamento, nem sempre está ligado no que pode se acoplar para inovar, taí o motivo do título. Vários controladores servem para usar com esse e demais simuladores, mas “vai quem qué”! E vamos nós ver um pouco mais do Dicer, Novation.

Projetado por Ean Golden, que já tem passagens pelo Vestax VCI-100 (Vestax) -sim, aquele com botões de fliperama, foi Ean que fez- cujo qual segundo ele, é especializado em fazer coisas a mão e que também é dono do DJTechTools Blog, relata dois motivos pricipais da sua nova criação:

1) Não há espaço disponível de forma consistente na cabine para colocar um controlador em uma posição ergonômica…

2) Usuários do Serato estão descobrindo que precisam de controladores de acesso para utilizarem de todo o potencial do seu software… (mais uma alfineta -dessa vez por ele- de que se pode inovar -quem quer-)



Mas concordo plenamente com o espaço… Tem cabines, se é assim que podemos chamar, que não cabem os lap tops. E seguindo a sua pesquisa, o melhor local para inserir tal controlador, a ponto de ter melhor usabilidade nos toca discos era inseri-lo no próprio toca discos… É uma pena para quem não sabe o que serve esse “buraco” na MK* mas ao menos já saberá qual local escolhido para o Dicer:


Calma! Não pense que Toca-Discos são alienígenas… Se você é da era CDJ, é possível inserir o Dicer também, mas não procure nenhum buraco desses num CDJ-1000 ou CDJ-2000 da mesma forma que alguns procuram os botões de efeitos…


Após o primeiro protótipo (que lembra um wafer de chocolate) e algumas enviadas para empresas, rolou um aval da Novation.


Rolou porque ele foi inteligente. Uma coisa era ele poder produzir umas peças através de sua equipe e outra (comercialmente falando), era a de ter a necessidade da produção em série e em grande quantidade para que o custo fosse o menor possível. Assim nasceu o Dicer, cujo qual aguardamos no Brasil…


Devido ao sistema de pés das MKs, aliado ao seu peso, é possível fazer as ações de apertar sem dó os 5 (cinco) botões com três modos (pontos de sinalização, implantação e circuito) que são fáceis de visualizar por terem sido desenvolvidos com leds. A integração direta com o Serato é muito legal, mas é possível mapeá-lo com outros software tipo o Traktor


Nenhum comentário:

Postar um comentário